Instituto Pensar - Datafolha: Reprovação do Congresso aumenta em meio a trégua com governo

Datafolha: Reprovação do Congresso aumenta em meio a trégua com governo

por: Eduardo Pinheiro 


DataFolha: Enquanto o presidente Jair Bolsonaro comemora melhora na aprovação do governo, pesquisa afirma que a reprovação com a atuação do Congresso Nacional subiu de 32% para 37%

Foto: Marcos Corrêa/PR

Pesquisa Datafolha indica que o conflito institucional alimentado por uma série de falas e atitude do presidente Jair Bolsonaro gerou uma piora na avaliação do Congresso Nacional. Segundo os dados publicados na Folha de S. Paulo, a avaliação negativa do Legislativo subiu cinco pontos percentuais.

Leia também: Bolsonaro é recordista em vetos derrubados

Embora oscilando negativamente, a avaliação do Supremo Tribunal Federal (STF), outro polo de conflito com Bolsonaro durante a primeira metade do ano, se manteve estável. Em relação a última pesquisa, o índice de ótimo e bom oscilou de 30% para 27%, o de regular, de 40% para 38%, e o de ruim/péssimo, de 26% para 29%.

Apenas a aprovação do Congresso não sofreu grandes impactos, reduzindo de 18% para 17% de ótimo e bom. Já a reprovação subiu de 32% para 37%. Os que acham o trabalho de deputados e senadores regular oscilaram negativamente de 47% para 43%.

No entanto, a queda de braço entre Bolsonaro e o Supremo foi mais profunda, levando o presidente a adotar uma agenda clara de enfrentamento com a corte, que incluiu notas ameaçadoras e presença em atos antidemocráticos pedindo o fechamento dos Poderes rivais.

A pesquisa mostra que na base bolsonarista o mau humor segue maior com a corte máxima do país. Neste caso, a avaliação de um trabalho ruim ou péssimo é de 41%, número que vai a 46% entre os que dizem sempre confiar no que o presidente diz.

Divisão por renda

Os mais ricos são os mais críticos aos Poderes avaliados. No grupo que ganha mais de 10 salários mínimos, 51% rejeitam o Congresso e 52%, o Supremo. A crítica aos dois Poderes é maior entre empresários e funcionários públicos. Já entre os mais pobres, a aprovação dos parlamentares melhora, com 22% de ótimo e bom.

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: